segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Arte do Cesto das Compras


Olá!
Hoje vamos falar-vos de um tema que nos fascina. Como bruxas, temos uma grande tendência para a bruxaria de cozinha. Cozinhar é Arte, damos todo o nosso amor àquilo que fazemos e esse amor passa para o prato e para a pessoa que o saboreia.
Apesar de adorarmos cozinhar, penso que a maioria de nós comete um grande erro: vamos sempre parar aos mesmos cozinhados com os mesmos ingredientes.
Quando pegamos no nosso cestinho das compras e entramos num supermercado, ou melhor, mesmo no mercado, vemos dezenas de vegetais, frutas, leguminosas, especiarias, etc.
Agora perguntamo-vos: Quantos desses produtos já se atreveram a comprar que ainda não tenham experimentado ou que nunca tenham ouvido o nome? Se vemos algo que não conhecemos, aproximamo-nos, admiramos, mas quando nos passa pela cabeça, por milésimos de segundo, levá-lo para casa, a ideia que se coloca imediatamente é o facto de não sabermos em que se pode usar, as suas propriedades e funções. E mesmo alguns legumes que já não nos são tão estranhos ao ouvido, por não terem tradição na cozinha da mamã ou da avó, fogem do nosso campo de possibilidades culinárias. Outros até já podemos ter experimentado, ainda que numa ocasião especial como uma celebração, num restaurante. Tendemos a achar que “aquilo era muito bom, mas é capaz de ser demasiado complicado para eu fazer…”. A nossa sugestão? “Ousem!”. Acreditem nas vossas capacidades e no vosso poder de criar coisas deliciosas na vossa cozinha!
O nosso conselho de investimento na arte do cesto é este: da próxima vez que forem às compras, percam um pouco mais de tempo na área dos legumes, frutas e banquinha das ervas aromáticas e especiarias. Olhem, cheirem, saboreiem o seu nome exótico e as suas formas diferentes, levem-nos para casa, vão à net pesquisar se quiserem (ou podem mesmo perguntar à pessoa que os vende, no caso do mercado), de forma a descobrirem como fica melhor quando cozinhado, o tipo de sabor que têm, e os próprios intuitos mágicos (nesta questão não cremos que a senhora que vende os legumes vos responda, terão que ser vocês a descobrir). Depois, peguem na vossa imaginação, numa pitada de vontade, e misturem com muitos sentimentos bons!
De certeza que o resultado será fantástico e muito saboroso!
Nós também vamos experimentar e partilharemos em breve!


Seraphine & Alva Möre

Sem comentários: